RIOS

Conheça os principais rios do PETAR

O PETAR não é um paraíso só de cavernas, cachoeiras e esportes radicais. Existem diversos rios e córregos de águas cristalinas na região para agradar diferentes perfis de viajantes.
Seja você um aventureiro ou alguém que busca descanso e tranquilidade, o PETAR possui atrações perfeitas para você.

Rio Bethari (ou Bethary)

O Bethary é um rio caudaloso que possui corredeiras e percorre por quilômetros o Vale que leva seu nome até desembocar no Rio Ribeira de Iguape. É onde nasceu o bóia cross e oferece vários níveis para a prática deste esporte.
Como toda a região do PETAR, o entorno do Rio Bethary é repleto de uma natureza exuberante e perfeita para momentos de relaxamento e revitalização.

Rio Betary Petar

 

Rio Ribeira de Iguape

O Ribeira de Iguape é um rio de São Paulo, que forma a bacia hidrográfica do rio Ribeira e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá, denominada Vale do Ribeira.

Possui uma área muito rica em manguezais, considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.
Após o rio Ribeira até o desague no Oceano Atlântico tem aproximadamente 34 quilômetros de extensão. Sua foz localiza-se no município de Iguape, no local denominado Barra do Ribeira, o qual deu nome ao bairro. Desde a conclusão do Valo Grande, em 1856, parte de suas águas não deságua diretamente no mar, e sim no Mar Pequeno, compreendido entre o continente e a Ilha Comprida, e vão em direção ao Atlântico, desaguando na Barra do Icapara, há 16 quilômetros do centro.

Rio Ribeira de Iguape